Um botão ‘call to action’ ou CTA, no contexto digital, é  condutor dos clientes para ações relacionadas a uma conversão, sendo dessa forma, um recurso muito importante para impulsionar os usuários a realizarem o que o site deseja.

Geralmente os botões de call to action direcionam um usuário para o local específico do clique ou interação, ou seja, para conteúdos, uma compra, etc.  

Dessa forma, independente do tipo de venda do seu site, se é produto ou serviço, o uso do call to action sempre será necessário.

O que é o Call to action?

O call to action é uma expressão que vem do inglês e quer dizer: ‘Pedido ou Chamada para ação’ e aqui no Brasil, o chamamos de botão.

Eles são aquelas caixinhas coloridas e de diversos formatos que devem levar as pessoas a clicarem.

A maior utilidade do call to action é o estímulo para uma ação em conversão, seja ela, um Lead ou uma venda.Portanto, o uso de um bom call to action é muito importante no sucesso das estratégias de vendas do Marketing Digital.

No mundo online as empresas necessitam conduzir seus clientes para as ações específicas, tais como: baixar um e-book, assinar uma newsletter, preencher um formulário, fazer um cadastro, saber mais sobre um produto ou efetuar uma compra.

Desse modo, vale lembrar que se você precisa que sua audiência se interesse, clique para ler um conteúdo ou baixe um material que você produziu é importante dizer isso a ela, essa é a definição mais assertiva para esse recurso.

Leia sobre a ferramenta que mede as conversões do Call to action: Google Analytics

Onde usar um botão Call to Action?

Você pode usar os botões call to action em diversas posições por seu site ou e-commerce e também em seus canais de divulgação. Veja:

  • Landing page com eBooks, infográficos, whitepapers;
  • Página de cadastro;
  • Blog;
  • E-mail Marketing

Como funciona na prática

A primeira razão para usarmos um call to action é quando temos interesse que o cliente vá para uma página com um produto ou conteúdo.  

Um call to action é usado com formatos, cores e posicionamentos estratégicos dentro de um site e devem ser testados sempre para que seja possível entender como está sua efetividade.

Levando-o assim, para ajudar na decisão de uma compra, cadastro, etc. Se o botão call to action for efetivo seus resultados serão refletidos em leads ou vendas, mas se não forem bem utilizados seus resultados serão ruins.

Diante disso, concluímos que um call to action é indispensável!

Sempre que você produz algo com que sua audiência irá interagir não deixe de empregar um bom call to action.

Fique por dentro também sobre: O que é, e como calcular uma taxa de conversão!

 

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