O WhatsApp viralizou no mundo de uma forma incrível. Não foi a toa que o Facebook comprou o aplicativo por US 16 bilhões de dólares.

Por essa razão, a plataforma decidiu investir mais, levando o recurso ao ambiente corporativo. Agora, já são 3 milhões de negócios  utilizando a ferramenta nas empresas.

A ideia foi levar maior praticidade para call centers falarem com os clientes e ajudar as empresas no relacionamento com seus consumidores.

Haverá cobrança pelo Whatsapp Business?

Por enquanto, o aplicativo não tem custo, apenas quando a empresa passa mais de 24 horas sem responder o cliente, estimulando assim a agilidade nas respostas. Porém, o executivo da empresa, Maz Sharafi (diretor de marketing da marca), garante que futuramente haverá cobranças.

“Nosso plano é monetizá-lo”, garantiu o executivo em mesa redonda com jornalistas realizada nesta quarta-feira, em São Paulo, para falar do app. “Mas queremos fazer isso sem apressar as coisas.”

Whatsapp Business no Brasil

Maz Sharafi, menciona que dos 3 milhões de negócios que fazem uso da plataforma globalmente, os brasileiros são um dos principais mercados para a companhia. 

Sendo assim, pelo nível elevado de ansiedade do consumidor brasileiro, as empresas precisam escolher ferramentas que possibilidade um atendimento mais rápido para atender a necessidade do cliente.

Visualização no aplicativo – Dados da empresa

As empresas conseguem personalizar seus perfis, mas os dados expostos aos clientes, são limitados ao: nome da empresa, imagem de perfil, e a mensagem.

Entretanto, é possível trabalharem mostrando informações sobre horários de atendimento, site oficial da empresa, ramo de atuação, descrição do negócio, telefone de contato e endereço.

Ajuda para o atendimento

No atendimento a empresa pode utilizar respostas automáticas, proporcionando assim envio ao cliente de informações sobre perguntas frequentes, informações sobre a empresa e informações do seu segmento, ou ainda, notificar os clientes avisando sobre horários de atendimento, ausência, etc.

Métricas no atendimento

O uso de métricas para identificar o desempenho do atendimento, será sempre fundamental para evolução da ferramenta. A avaliação do aplicativo, por exemplo, é uma métrica muito útil e importante.

Portanto, as métricas auxiliam a medir a qualidade do atendimento e quanto isso poderá colaborar na sua empresa! 

Sendo assim o Whatsapp pensou nos detalhes relacionados para empresas, oferecendo dados para montagens de estatísticas de quantas mensagens foram lidas, quantas foram enviadas, o tempo de resposta, entre outras medições.

Mais sobre métricas? Inove no atendimento com as métricas do Customer Success

A ferramenta será boa para seu negócio?

Você deve estar com dúvida, se a ferramenta é boa ou não para sua empresa.

A fim de entender e  atuar melhor, leve em consideração colocar pessoas específicas e qualificadas para cuidar desse atendimento e evitar situações que possam prejudicar a empresa ao invés de ajudar.

Por exemplo, se o seu negócio não é complexo, com menos processos, as mensagens automáticas e informações, no estilo dos chatbots, podem aliviar e auxiliar bastante no atendimento.

Agora se o seu negócio exige mais procedimentos, é bom verificar como usar o recurso de forma adequada, visto que as pessoas são realmente ansiosas e querem solução  mais rápidas.

Dessa maneira, tenha cuidado ao implantar esse novo canal de comunicação observando bem qual é o tipo do seu negócio. Avalie suas demandas e formato do atendimento para usar ou não o aplicativo.

Leia também: Sobre integração de canais de atendimento

Fontes: Olhar Digital | Escola de E-commerce

 

 

 

Deixe uma resposta