Na era digital, fazer ações de vendas utilizando os dados dos consumidores é o centro das estratégias das corporações, não sendo apenas algo utilizado pela área de Tecnologia da Informação.

Essa utilização de dados, faz a empresa atingir o cliente de acordo com o seu perfil e não bombardeá-lo com informações que não são úteis para ele e sim para algum outro perfil de consumidor.

Através da tecnologia e utilização de dados, as empresas conseguem atingir o consumidor via e-mails, propagandas, SMS, redes sociais, pesquisas no Google e diversas páginas na internet.

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Para utilizar os dados pessoais de clientes ou futuros clientes, a empresa precisa ter muita estratégia, responsabilidade e desenvolvimento tecnológico o suficiente para não ocorrer o vazamento de informações.

Algumas empresas já sofreram com o vazamento de dados, como o Facebook, que teve um grande declínio na confiança dos usuários com a plataforma. Além do Facebook muitas outras marcas enfrentaram isso, desestabilizando sua reputação diante dos olhos dos seus consumidores.

A reputação é construída através de ações rotineiras e o posicionamento da marca diante da realidade de sua comunidade e sociedade.

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A empresa precisa levar em consideração que a reputação está em jogo em qualquer ação tomada ou posicionamento feito.

Com o avanço tecnológico, além das empresas, os consumidores possuem mais espaço e meios para colocarem suas opiniões e histórias vividas com as marcas consumidas, influenciando diretamente outros consumidores no momento de compra.

Para utilizar os dados dos consumidores, as empresas devem pensar que segmentar mais a informações é melhor para entender a necessidade real da pessoa que consome ou que pode se interessar pela marca.

Ter informações sobre o estilo de vida do consumidor é importante para manter a sua reputação positiva e fortalecida aos olhos do seu público, ou seja, quanto mais dados você tiver, melhor será o resultado de suas ações, desde que elas sejam muito bem planejadas de acordo com as informações obtidas.

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Como fortaleço a minha reputação utilizando os dados dos consumidores?

1. Colha e segmente o máximo de informações possíveis

Para saber o perfil exato do seu consumidor, é necessário que os dados dele, desde os básicos, como nome, idade e data de nascimento, até os mais específicos, como reclamações feitas, produtos frequentemente comprados e conteúdos da marca mais acessados.

Com essas informações, a empresa consegue desenvolver a linguagem correta para esse público, também entender com mais detalhes as suas necessidades e possíveis compras futuras.

2. Faça ações personalizadas para cada consumidor

Hoje, o consumidor busca exclusividade e experiências únicas.

Desenvolver ações para uma pessoa, de acordo com os seus interesses é uma ótima forma de fidelizá-lo a sua marca.

Invista na utilização de dados para conteúdos exclusivos para o consumidor, por exemplo, utilizar a data de aniversário dele para enviar uma felicitação especial com direito a um brinde ou desconto, verificar a última compra do cliente e informar quais outros produtos podem complementar o que já foi comprado, entre muitas outras coisas.

3. Desenvolver um atendimento/suporte personalizado

Ao cliente entrar em contato, é importante que o atendente tenha acesso aos contatos anteriores que o cliente fez, problemas que teve, quantas vezes já entrou em contato, se o problema foi solucionado, quais compras já fez, entre outras informações, pois assim, o consumidor não precisa repetir todas as informações, tornando o atendimento rápido, estreitando uma relação de confiança entre as duas partes.

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