A tendência do consumo online tem aumentado muito nos últimos anos, e isso tem gerado investimentos significativos no segmento, levando assim, a maior satisfação dos brasileiros no uso desses canais.  

Segundo estudo da Global UPS Pulse of the Online Shopper, a porcentagem de satisfação do brasileiro, nas compras onlines, cresceu para 88%, ultrapassando até mesmo, o número do consumidor dos EUA que é 85%. 

Dessa maneira, diante desses dados, as mudanças estão acontecendo rapidamente, por isso é muito importante para sua empresa se manter atualizada e estar preparada para os principais aspectos, inclusive o atendimento.

Veja: 5 tendências no consumo do perfil de compra do brasileiro

1 – Pesquisas

O perfil do consumidor brasileiro é geralmente intenso e com tendência a gastar mais do que pode. Porém, mesmo essa característica, a crise trouxe claras dificuldades, onde o fator pesquisa e comparação passou a ser determinante.   

Naturalmente que a tecnologia influenciaria nesse comportamento, mas o interessante é que o consumidor no Brasil percebeu que pode verificar muitos detalhes sobre o produto, como por exemplo: atendimento, marca, reputação, empresa, produto, além do preço.

Desse modo, a percepção dos diversos consumidores mudou, tornando sua análise e exigência quanto ao atendimento,  muito maior.

Sua ferramenta de atendimento te ajuda a mostrar o melhor custo X benefício ao consumidor?

Portanto, o atendimento diferenciado quando priorizado, pode ser decisivo!

2 – Dispositivos Móveis

Ao passar muito tempo navegando no celular, o consumidor notou ganho de tempo expressivo para resolver pendências pessoais, profissionais e assim, com certeza fazer suas compras por esse dispositivo.

Uma informação bastante interessante sobre o assunto constou na pesquisa da PwC, onde diz que o Brasil utiliza mais os dispositivos móveis do que em outros países.

Numa outra pesquisa, realizada pela Tray ‘unidade de e-commerce da plataforma Locaweb’, consta previsão de aumento das compras, por dispositivos móveis, em 2018, é de 40%. Dessa forma, por razões óbvias, vender por esse canal será um destino inevitável 

Você já pensou no atendimento responsivo ou mobile para esses canais?

É preciso preparar o atendimento da sua empresa, para responder o cliente sempre que ele realizar uma compra pelo smartphone, ou seja, a qualquer momento do dia.

Partindo isso, se você não preparar seu atendimento, poderá sofrer muitas perdas em vendas e clientes.

Leia também sobre: A relevância de usar Mobile Marketing para sua empresa

3 – Forte presença nas Redes Sociais

Você sabia que 40% dos brasileiros, são influenciados pelas mídias sociais.

Quem nunca se viu olhando promoções durante o tempo que passa interagindo nas redes sociais? Mesmo odiamos anúncios, em alguns momentos, produtos ou serviços, a qual nos interessamos, chama atenção.

Esse é um dos pontos mais interessantes sobre o perfil de compra do brasileiro – uso frenético das redes sociais. Sendo assim, as oportunidades nesses canais são diversas.

O atendimento do seu site atua integradamente com as redes sociais?

Dessa forma, além de vendas, é possível trabalhar o atendimento e engajamento da sua marca para encantar seus clientes. 

Saiba mais sobre integrar seu atendimento com as redes sociais e usar o Social CRM  

4 – Segurança e Privacidade

O número de pessoas comprando pelo celular aumentou. Mas, ainda existem receios quanto a segurança e privacidade das suas informações pessoais.

Isso vale para todo o processo de compra, principalmente no momento de efetuar o pagamento. Sendo assim, é um aspecto que mostra grande relevância para sua empresa cuidar.

Uma boa comunicação informando ao consumidor, sobre a segurança das informações do site durante o processo da compra, é bastante importante.  

Você tem trabalhado para oferecer o máximo de segurança ao seu cliente?

O suporte para atendimento deve estar ciente das informações relacionadas a segurança da informação, para assim atender e tirar todas as dúvidas dos clientes.

5 – Os sites mais usados antes de uma compra

No ranking dos sites mais usados para ajudar a decidir uma compra online, estão:

            1ª – Comparadores de preço

            2ª – Site de busca

            3ª – Sites de reclamações e review

Antes de decidir por uma compra, o brasileiro está verificando os detalhes mais importantes para sua compra ser bem feita, em todos os sentidos: preços, tipos, custo X benefício, etc.

E para checar todas essas informações usam: Comparadores de preços, ou Sites de busca (por nome do produto, menor preço, etc) e também sites de reclamações e rewiew, como o Reclame AQUI.

Você faz acompanhamento desse mercado para entender os impactos que sua empresa sofre?

É importante que sua empresa esteja conectada e analisando todo o mercado e segmento que é concorrente para desse modo ser igualmente competitiva.

As tendências de consumo e o impactos em seu atendimento

Sabendo seguir as tendências de consumo, sua empresa vai vender mais e quanto mais vendas e clientes, mais importante se torna entregar um atendimento de qualidade e humanizado, sendo possível atender o cliente onde ele estiver.

As tendências de consumo, impactam com certeza, em todas as ações da sua empresa, mas estar com o atendimento sempre presente de forma que o cliente sinta a sua preocupação e envolvimento a melhor atendê-lo é indispensável.

A linha de frente da sua empresa é essencial!

E se você quer ter uma linha de frente com excelente atendimento, além de muitos outros benefícios, conheça uma ferramenta Omnichannel. É só preencher suas informações abaixo e um consultor vai te explicar tudo!

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