Branding é o cartão de visita de uma empresa para o mundo e fazer a gestão disso é essencial para fortalecer a imagem e reputação da corporação diante de todos. Essa gestão define o DNA da marca e o que ela quer ser na vida das pessoas.

A gestão de marca se baseia em torná-la mais conhecida, atraente, lembrada de forma positiva e diferenciada na visão das pessoas.

O desenvolvimento da branding se baseia em diversas ações e processos para resultados a médio ou longo prazo, até firmar a ideia que a empresa quer passar para o público na mente de todos.

Para desenvolver esse trabalho, a empresa precisa ter bem claro o que é uma marca.

O que é marca?

Marca é um conjunto de peças e ações com uma identidade visual e linguística definidas e padronizadas que diferenciam e destacam a empresa de algum modo.

Embalagens, sites, posts, logotipos, slogans e muitas outras coisas são um conjunto que fazem parte da construção da marca que representa uma empresa.

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Qual a real importância dessa gestão para a sua empresa?

O consumidor não busca apenas um produto com o menor preço ou com a melhor qualidade, ele busca representatividade, conceitos e o posicionamento da marca diante de sua comunidade.

A representação da personalidade do consumidor pode estar em uma marca e incorporar o estilo dele.

Sabendo o que o consumidor busca, a empresa deve se preocupar em atender as expectativas dele e representá-lo, assim começa o trabalho de branding.

Quais as etapas para realizar a gestão de marca?

1. Clareza de valores

A empresa deve definir seus valores com transparência e foco.

2. Entender como vai se inserir na vida das pessoas

A definição de como a marca quer participar do cotidiano de seu público é importante, pois assim, os processos e ações conseguirão ser traçados em canais e linguagens adequadas, fazendo uma mudança positiva na vida de seus consumidores.

3. Definição de estratégias para ações que tornam a marca visível e conhecida

A partir do momento que a empresa entende seus valores, público e como quer interferir na vida do consumidor, chega o momento de entrar em ação com peças e estratégias que façam com que as pessoas vejam e entendam o que a marca quer passar. Os canais a serem utilizados são definidos de acordo com o perfil da empresa e do consumidor que ela quer alcançar.

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4. Fortalecimento e estabilização da marca na rotina das pessoas

Após ações para a marca se tornar conhecida pelo público-alvo, chega o momento de fortalecer a imagem que a empresa quer passar e também manter uma reputação boa pelos que consumiram o produto ou serviço que é oferecido.

Para isso, a empresa deve investir em canais de atendimento que diminuem o índice de esforço da pessoa para tirar dúvidas ou reclamar de algo, tornando o reclamante em oportunidade de futuras vendas. O atendimento digital e humanizado é essencial para a era em que vivemos, que consiste em grande participação das pessoas na rotina da empresa e grandes trocas de valores e experiências.

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