A maior Black Friday de todos os tempos está chegando, empresas e consumidores já aguardam ansiosamente para a grande data. Enquanto esperamos pelo grande dia, que tal relembrar os principais acontecimentos que o HugMe e o Reclame AQUI monitorou?

O que falaram nas redes sociais

Em 2017, o HugMe, plataforma de monitoramento e atendimento, monitorou o que as pessoas falaram sobre a Black Friday durante os dois dias de evento.

Da virada da Black Friday, no dia 23/11/2017 até o final da tarde do dia 24/11/2017, o termo Black Friday apareceu 6.720 vezes nas redes sociais, sendo 60,76% positiva e 39,24% negativa.

Durante os dois dias, várias empresas ocuparem o topo do ranking de empresas mais citadas, entretanto, no final do último dia  Submarino, Americanas.com e Shoptime lideraram o raking.  

Templates_Rankings-17h

Celulares e smartphones foram os produtos mais citados, logo depois veio televisão e tablets.

Compare: 1º primeiro levantamento no começo do evento com o último.

Número de reclamações no Reclame AQUI

As reclamações sobre a Black Friday  passaram de 7,5 mil na segunda-feira pós-evento (27), segundo informou o Reclame AQUI.

Os principais motivos de queixas foram propaganda enganosa, problemas na finalização e divergência de valores. Os produtos mais reclamados foram smartphones, TVs e tênis, respectivamente.

No final do evento, Magazine Luiza – Loja Online, Kabum! e Americanas.com, ficaram no topo do ranking de empresas mais reclamadas.

Templates_Rankings-10-2

Lojas falsas aproveitam a Black Friday

O Reclame AQUI ficou de olho para alertar os consumidores sobre sites falsos. Grandes marcas, Ponto Frio, Casas Bahia e Americanas, tiveram seus sites plagiados para tentar enganar o consumidor.

Por isso, não deixe de alertar seu cliente! Principalmente nesse período, passe algumas orientações para que ele não caia em nenhuma furada, como conferir o endereço do site, opção de pagamento somente boleto bancário, promoções exageradas, entre outros.

Veja também: Atenção! Lojas falsas aproveitam a Black Friday e usam nome de grandes marcas no Facebook

Qual era a expectativa do consumidor

Ano passado, uma pesquisa HugMe em parceria com o Reclame AQUI perguntou a mais de oito mil consumidores sobre as intenções de compra para o maior evento do e-commerce.

46,65% dos entrevistados falaram que não pretendiam comprar no dia do evento. Já os 53,35% que disseram que iriam consumir no dia 24 de novembro, listaram alguns produtos que estão no plano de compras.

Entre eles, as TVs lideraram, com 16% de respostas. Roupas e acessórios seguiram em segundo lugar, com 13%. Fechando o TOP 3 estão os notebooks, tablets e eletrônicos (9%).

Confira a pesquisa deste ano: 49% dos brasileiros consideram Black Friday parcial ou totalmente confiável

Fique ligado AQUI e acompanhe tudo sobre a Black Friday 2018.

Deixe uma resposta