A mediação é um processo de resolução de conflito incrível e que fornece muitos benefícios para a sociedade como um todo.

Ela é uma prática muito antiga dentro da história da humanidade, desde quando uma terceira pessoa intervinha no conflito para tentar ajudar a resolvê-lo.

Dessa forma, não temos uma marca inicial do seu surgimento, mas temos a certeza que, desde que o mundo é mundo, estamos utilizando a mediação para resolver nossos problemas de um jeito mais tranquilo.

Mais: Uma justiça sem enrolação

Importância no bem-estar das pessoas

Essa forma resolver conflitos é a mais indicada, segundo a ONU, para que as pessoas tenham o mínimo de desconforto e estresse possível, na hora de resolver um problema.

Sendo que, atualmente, a mediação, como parte do sistema judiciário brasileiro, tem sido acionada nos momentos em que o problema não é tão complexo, mas o estado emocional dos envolvidos está complicando o cenário e influenciando negativamente vida das pessoas.

Ou seja, a mediação também é uma ferramenta que diminui os atritos nas relações interpessoais, com a minimização de discussões sem fundamento.

Importância no judiciário

Assim que a mediação foi implantada no Sistema Judiciário Brasileiro, ela ganhou uma boa aderência. No entanto, somente em 2015, quando entrou em vigor a Lei da Mediação, ela passou a ser vista como auxiliadora de verdade.

Ela é uma das alternativas de resolução de conflito que mais ajuda a desafogar o judiciário de casos que demorariam anos para ter uma solução, mas não só isso.  

A mediação também tem sido notada e utilizada como um canal ativo que ajuda na promoção de soluções de problemas.

Tanto que, no Brasil, existem conselhos e câmaras especializadas no controle de profissionais e da realização de sessões.

Importância na sociedade

No viés de ajudar a sociedade como um todo, a partir da sua regularização, a mediação, abriu uma porta de possibilidades para as pessoas, oferecendo uma nova opção de trabalho: ser um mediador.

Para ser mediador é necessário cursos específicos, mas o principal é gostar de ajudar as pessoas.

Além disso, a mediação também tem conquistado o seu espaço dentro das escolas.

No estado de São Paulo, já está em andamento uma série de capacitações para professores e até alunos, com o objetivo de diminuir conflitos na vida dos alunos, seja na escola ou fora dela.

A mediação também se faz muito presente em áreas mais isoladas do país.

Leia: 5 motivos para fazer uma mediação online

No Norte do Brasil, a cultura da solução alternativa é abraçada fortemente para ajudar comunidades que moram afastadas dos grandes centros comerciais.

Visivelmente, a mediação traz benefícios para todos que a utilizam, por isso, o Reclame AQUI criou sua própria plataforma para mediação on-line, o Leegol.

Afinal, nada mais justo que os entendidos no assunto oferecem mais uma forma de resolução entre consumidores e empresas.

Quer saber mais? Conheça o Leegol!

Deixe uma resposta