Os influenciadores nas redes sociais são pessoas criativas que produzem conteúdos e assim conquistam a própria audiência na internet. Quando provam sua capacidade, em termos de visibilidade, podem se tornar fortes propagadores de marcas.

Então, você pode se perguntar: como acontece a conquista de uma audiência própria? Seria pela reputação? Confiança? Fama? Poder de persuasão? Ou um mix de tudo isso?

A resposta é simples: um pouco de cada, pois tais atributos são muito importantes nos objetivos de um influenciador.

Dessa forma, para ser um bom influenciador é preciso ter mais do que criatividade, é necessário construir boa imagem, credibilidade e poder de convencimento diante das audiências.

Origem dos Influenciadores

Assim como sempre existiu na sociedade em geral e nos canais de comunicação, os ‘Influenciadores ou Influencers’ surgiram no mundo digital, exercendo grande influência sobre determinados grupos de pessoas.

Chamados também de criadores do Youtube, instagramers, facebookers, etc. Sua essência está em criar um personagem para produzir e divulgar um produto ou serviço, e obter o máximo de seguidores.

Tipos de Influenciadores

Já existem vários tipos de influenciadores no mercado digital, entre eles, alguns chegam ao status de fama e celebridade. Mas, para entendermos melhor, vamos classificar aqui em 3 tipos:

Comum: é aquele que fala de um produto, desenvolvendo diversas divulgações e, assim, tentar atingir um público não tão grande. Por exemplo: adolescente que faz propaganda de Games.

Propriedade por conhecimento: são profissionais especializados em determinado assunto que, com sua autoridade e entendimento na área, atraem muitos seguidores interessados pelo assunto ou até mesmo fãs de sua imagem e postura. Por exemplo: Mário Sérgio Cortella.

Famoso: são os mais conhecidos por todos, as celebridades. Exercem poder de influência por causa de sua fama. Na maioria dos casos, têm muitos seguidores, e o que dizem é acatado com facilidade.

Por exemplo: ‘A atriz e modelo Taís Araújo está na lista dos 100 negros mais influentes do mundo, ocupando no Brasil o quarto lugar da lista de influenciadores divulgada pelo Google.’

Clique aqui para conhecer os 10 maiores influenciadores, no Brasil.

Canais e conteúdos

Os Influenciadores utilizam todos os canais de redes sociais: Youtube, Instagram, Facebook, Snapchat, etc.

Produzem muitos tipos de conteúdos: vídeos, posts, podcast, stories, tutoriais, tweets, campanhas e assim vai. No marketing digital, são criados conteúdos para branded content, inbound marketing e conteúdos baseados em experiência e inserção.

Independente de fama, um influenciador precisa transmitir conteúdos úteis, que chamem atenção ou desperte interesse nas pessoas.

Portanto, um influenciador de relevância pode ser uma boa estratégia para divulgação das marcas, umas vez que impactam na opinião e desejo das pessoas.

Leia sobre: 6 Dicas importantes para aumentar o alcance orgânico nas redes sociais

Benefícios para as marcas

Há estudos que indicam que, ao usar influenciadores, uma marca pode aumentar entre 3 vezes e 10 vezes sua conversão. Veja os principais benefícios de usar um influenciador digital:

  • Humanizar e personalizar sua marca;
  • Compartilhar a credibilidade entre seu personagem e empresa;
  • Propagar rapidamente a mensagem da marca;
  • Gerar uma audiência e públicos mais engajados para marcas, produtos ou serviços;
  • Melhorar o alcance do público certo.

Além dos benefícios do uso da estrategia de Influenciadores, sabemos que hoje, para obter credibilidade e confiança perante nossos clientes é preciso atuar ativamente nas redes sociais com diversas estratégias.

Se você entende essa importância, imagine começar usando  uma plataforma de atendimento integrada às todas as redes sociais, onde é possível fazer excelente trabalho analisando o comportamento e reações dos seus clientes.

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