Briefing, do inglês, significa instruções. O significado da palavra já explica muito sobre a importância  desse processo em campanhas.

Esse momento é importante antes de iniciar qualquer grande ou pequena campanha, pois, no briefing é o guia para iniciar qualquer coisa.

Mas afinal,  o que é um briefing?

É um documento bem detalhado com informações sobre a empresa, produto e público-alvo.

Com essas informações, a empresa consegue definir como trabalhar da melhor forma em sua campanha.

Quais as etapas para a produção do briefing?

1. Coletar os dados da empresa

É muito importante coletar dados da empresa, incluindo o orçamento para o desenvolvimento da campanha, quantidade de funcionários, quando foi fundada, missão, visão, valores, histórico, cases e posicionamentos da marca.

2. Coletar informações sobre o serviço ou produto

O foco do que será vendido ou anunciado deve ser detalhado para a campanha ser feita de acordo com a funcionalidade, nome, objetivos e especificidades exatas.

3. Conhecer o público de interesse

Saber e entender o perfil do público que a campanha quer atingir é um passo a ser estudado e definido dentro do briefing, pois dessa forma, a ação será feita nos canais e linguagens adequadas a esse público.

Conheça a RA API: Reclame AQUI lança API para empresas terem acesso aos dados do site

4. Verificar o mercado de atuação da empresa e da concorrência

Analisar o mercado de forma macro é essencial para entender datas de possíveis lançamentos e o momento atual do mundo, verificando os pontos fortes e fracos do produto no momento atual.

5. Plano de ação

Depois de coletar todos os dados, chegará o momento de colocar em ação as ideias, propostas e finalmente um plano estratégico que esteja de acordo com o que foi colhido.

Por que o briefing é importante?

Saber onde colocar, divulgar e para quem é voltado o consumo do produto ou serviço evita gastos em ações que não renderam o resultado esperado e a margem de erro diminui, evitando fracassos em campanhas que poderiam fazer sucesso.

Coletar dados e informações é essencial para um mapeamento e uma visão ampla do mercado em que você está lidando.

Invista em estudos e estratégias sempre e conquiste o seu consumidor de forma planejada.

Deixe suas redes sociais atrativas: Dicas para deixar as suas redes sociais atrativas para o público

Deixe uma resposta