Todos que participaram do Trust Experience, evento promovido pelo Reclame AQUI, tiveram oportunidade exclusiva de compreender as novas formas de relação com seus clientes.

Pois, a confiança é a base das relações e é através dela que as pessoas classificam a reputação das empresas.

Partindo disso, no intuito de mostrar a dimensão e importância do assunto, o Trust foi feito e contou com diversos palestrantes de peso no mercado, e também com, Craig Honick, palestrante internacional.

Craig Honick

‘A construção de relações genuínas, parte das histórias e experiências que os clientes vivem e contam, o tempo todo’.

Por meio dessa interessante abordagem, Craig Honick, iniciou sua conversa, onde sua conclusão mostraria: ‘Os 5 gestos que geram a confiança no seu cliente

Craig Honick é etnógrafo na Metro Tribal uma empresa de pesquisa e comunicação nos Estados Unidos.

Foi uma participação extremamente rica, pois toda a base de conteúdo do seu debate, refletiu exatamente os valores do Reclame AQUI.

Leia como foi o Trust: RA Trust Experience inaugura a era da reputação no Brasil

Entender o cliente é entender suas histórias

Craig Honick, falou sobre as histórias que vivemos e contamos, e isso é muito real. Pois, toda compra é uma experiência diferente, toma um corpo, um contexto, uma percepção e a conclusão, nos leva às nossas decisões.  

Consequentemente, analisando esse aspecto diferente, percebemos que o significado de fidelização e lealdade do cliente é muito mais profundo do que apenas atendê-lo e resolver o problema.

Craig e sua empresa, dessa forma, realizaram pesquisas diretamente com consumidores para entender suas percepções e compreender como enxergavam as atitudes das empresas.

Através deste estudo, as histórias de pessoas foram ouvidas e entendidas, chegando assim à conclusão dos 5 gestos que geram a confiança no cliente.

Os 5 gestos

  • Honestidade

Ser honesto, é diferente de somente dizer a verdade, ser honesto é a capacidade de se colocar no lugar do cliente, e portanto, praticar a empatia. No final, essa atitude transforma o modo como ele recebe as dificuldades que a sua empresa teve para a causa do problema, levando ele a entender com maior tranquilidade.

  • Transparência

Ser transparente deve ser consequência da honestidade. Logo, sem exitar, compartilhe o que de fato é preciso fazer, executar e acontecer para solução definitiva. Desse modo, esteja de peito aberto para que o cliente sinta sinceridade no trato da verdade.

  • Proatividade

A proatividade é praticada a partir da organização e do planejamento que sua empresa promove dia após dia para entregar mais do que o seu cliente espera.

Por isso, a mensagem é: antecipe-se para entender o que seu cliente espera e o que atende seus desejos específicos. Craig diz: ‘Faça sem que peçam’.

  • Humildade

A humildade deve ser algo natural e espontâneo. Ser humilde é ouvir os problemas e anseios dos clientes, saber compreender, pedir desculpas, ser cordial e gentil a cada nova situação.

Sendo assim, perceba, quem faz e recebe todo esse contato? Na maioria dos casos, o atendimento e vendas, ou seja, as pessoas que fazem o relacionamento direto com o cliente. Portanto, os colaboradores precisam de créditos para estreitar o laço de sinceridade com os clientes.

  • Igualitariedade

Igualitariedade é a tradução da palavra ‘Equitable’ do inglês e significa compartilhar o poder com os clientes.

Para chegar a esse nível, seu cliente deve sentir um grau significativo de respeito que a sua empresa tem por ele, dessa forma, a confiança que será traduzida automaticamente numa experiência melhor.

No final de tudo, a essência é ser humano!

É encontrar formas de respeitar o cliente, ouvindo suas críticas e reviews.

Por conseguinte, após coletar os comentários, categorize os problemas, identifique as causas e ofereça soluções corretas, transparentes e honestas com muita humildade e igualitariedade.

Os 5 gestos que geram a confiança do cliente, são conclusões de um estudo sério, realizado por uma empresa idônea (Metro Tribal) que trabalha a conexão sustentável e autêntica entre você e os outros.

Por tudo isso, uma sólida referência que se relaciona diretamente com os valores do Reclame AQUI, que foi criado para ajudar nas relações de consumo, e por meio delas, fortalecer a confiança entre empresas e clientes.

Leia mais sobre o RA TRUST: Como transformar transparência com clientes em estratégia de marca

Deixe uma resposta