Por: Victoria Cruz


Se a sua empresa atende ao Reclame AQUI, provavelmente você já ouviu falar sobre os 10 mandamentos que a empresa prega.

Para quem visita a sede da empresa, em São Paulo, fica clara a importância dessas 10 regras: elas estão estampadas bem na parede da entrada!

Mas você sabe o que cada mandamento significa? Já parou para pensar em como trazer esses ensinamentos para dentro da sua empresa e em como eles podem melhorar no seu atendimento? Ou nunca ouviu falar sobre esses tais mandamentos?

Não se preocupe! Nós vamos te explicar cada um e te mostrar como eles podem inspirar o seu ambiente de trabalho!

1. As empresas são feitas por pessoas

O primeiro mandamento do Reclame AQUI é bem claro: as pessoas são o bem mais importante da sua empresa! Sem elas, sua empresa não seria nada. Saiba valorizar seus funcionários e sua equipe e mantê-los sempre por perto! Seu time é sua família!

2. O negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI

Não adianta ser bom apenas para um dos lados, os três devem ficar satisfeitos no final! O seu consumidor não quer ter problemas com você, muito pelo contrário: ele quer que cada experiência com a sua empresa seja sempre ótima! E, é claro, que a sua empresa também quer isso, não é? E o Reclame AQUI quer que a sua empresa seja igualmente ótima, já que é uma das principais vitrines da sua empresa. Um não pode andar sem o outro!

3. Conhecemos o caráter de uma pessoa pela sua gratidão

A gratidão é um dos mais fortes princípios do Reclame AQUI. Saiba ser grato, seja com a sua equipe ou com qualquer outro funcionário da sua empresa. Nada pior do que ingratidão, não é mesmo? A gratidão move o mundo e ela pode mover a sua empresa também!

4. Pau que bate em Chico, também bate em Francisco

Ninguém é melhor do que ninguém, ninguém está acima de ninguém. É simples, é fácil: todos são iguais e merecem tratamento igual! O que valer para um, também deve valer para todos!

5. Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver

Todo mundo passa por problemas, não enlouqueça! Se a sua equipe estiver enfrentando alguma situação complicada, encare esse momento como a hora de provar seu valor. É resolvendo aquele B.O. que parecia impossível da melhor forma possível que seu time vai mostrar ao que veio!

6. O que fazer? Inverter

A solução mais óbvia pode não ser a melhor. Já parou para pensar fora da caixinha? Quando surge aquele problemão, a mesma situação do 5º mandamento, e parece que só existe uma saída, porque não pensar em algo totalmente diferente? Inovar? Arrisque-se! Dê uma cambalhota no problema e inverta tudo! Incentive sua equipe a criar soluções alternativas, nem tudo precisa ser oito ou oitenta.

7. Fazer o bem é bom e faz bem

Faça o bem! Faça o bem para a sua equipe, para a sua empresa e para o seu cliente! Só assim você colherá bons frutos do seu trabalho!

8. Cultive os amigos e fique de olho nos inimigos infiltrados

Mantenha os olhos abertos! Você já sabe que o seu time é a sua família e que é neles em quem você irá depositar sua confiança. É exatamente por isso que você deve ficar atento àqueles que se aproximam com outras intenções. Lembre-se de manter os amigos por perto e de valorizar quem sempre batalhou ao seu lado!

9. Sempre viaje para o futuro para enfrentar o presente

Está com um problema hoje? Imagine como você quer que as coisas estejam amanhã! Você já sabe que o consumidor muda rápido e o mundo também, então não fique para trás: pense com a cabeça do futuro e esteja sempre um passo à frente!

10. O cliente (consumidor e empresa) tem que dizer: “Eles são f***s”

É isso mesmo! Tem sensação melhor do que olhar para seu time e ter a certeza de que vocês formam uma equipe sensacional? E quando o cliente manda aquele recado agradecendo pela ajuda na hora de resolver o problema dele? O último mandamento do Reclame AQUI é para não esquecer jamais: seja o herói sem capa que o seu cliente precisa!

Agora que você já sabe como aplicar os 10 mandamentos do Reclame AQUI na sua empresa, está na hora de colocar esses ensinamentos em prática e mostrar um atendimento diferenciado!

Conheça o HugMe, a única ferramenta de atendimento ominichannel 100% integrada ao Reclame AQUI e às redes sociais!

Que tal testar o HugMe GRÁTIS? É só preencher seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você!

Deixe uma resposta