Antes do mundo digital, as empresas tinham grande dificuldade em coletar seus números para medi-los. Hoje, tal problema já não existe mais, na verdade, o desafio agora é o inverso. Por essa razão, abordamos aqui sobre a relevância da métrica ‘Taxa de conversão’ e como calculá-la.

Desse modo, esperamos que esta leitura esclareça a você e sua empresa, quanto a importância de cuidar dessa métrica, e através dela fazer acontecer!  

O que é afinal a Taxa de Conversão?

A taxa de conversão é o dado (número) de pessoas que compram com você. É o percentual das pessoas que fazem uma compra em relação ao percentual das que visitaram seu site.

No e-commerce, por exemplo, os dados utilizados para esse cálculo, são: visitantes (tráfego), leads ou cadastros numa newsletter. Geralmente a ferramenta Google Analytics é utilizada na informação desses dados.

Portanto, basta dividir o número de leads pela quantidade de visitantes e multiplicar por 100. O resultado será sua taxa de conversão:

Número de Lead / Número de visitantes * 100 =  Taxa de Conversão %

É muito importante monitorar a taxa de conversão e com essa estratégia, aumentar as vendas, certo? Agora que você já entendeu que precisa verificar os dados reais gerados por sua empresa, poderá fazer análise e aprender a calcular.

Leia sobre: ROI: como fazer um relatório de qualidade

Como calcular?

Após coletar os números que sua empresa gera, mensalmente (por exemplo), faça o cálculo da taxa de conversão, como no caso abaixo:

Meu site atrai por mês uma quantidade de pessoas (visitantes), esse é meu tráfego. As visitas geram ‘Leads’, ou seja, possíveis clientes interessados em meu produto ou serviço. Dessa maneira, tais leads podem levar ou não, a conversão da venda.

À partir desses visitantes x leads, consigo fazer o cálculo da minha taxa de conversão. Por mês, tenho 5.000 de tráfego em meu site e 50 Leads. A fórmula básica para saber a taxa de conversão é:  

Número de Lead / Número de visitantes * 100 =  Taxa de Conversão %

50 / 5.000 * 100 = 1%

Portanto, minha taxa de conversão é de 1%.

O que define uma boa taxa de conversão?

Entender se a minha taxa de conversão está boa, dependerá de uma análise da média do mercado que atuo versus público-alvo, e depois disso, sempre superar o mês anterior.

Vamos supor que a média de taxa de conversão do seu segmento seja = 3%.

Sua empresa deverá ter como base esse percentual para saber se os investimentos realizados estão tendo retorno positivo. Portanto, implica em trabalhar a conversão de todo o funil de vendas, geralmente feito pela equipe de Marketing e equipe Vendas.

Ao executar uma boa análise do funil de vendas, procurando manter a taxa de conversão no nível ideal, sua empresa poderá dobrar e até multiplicar as vendas.

Leia também: A importância de analisar as métricas e KPI na gestão e estratégias nas redes sociais

 

Fontes: Resultados Digitais e Marketing de Conteúdo

Deixe uma resposta