Se alguma empresa duvidava que a Black Friday 2018 apresentaria alguma novidade, se surpreendeu. A ferramenta de monitoramento HugMe, do ReclameAQUI, descobriu novos dados para quem achou que a mega promoção poderia estar enfraquecendo no Brasil.

A maior delas é a presença do setor de alimentação no ranking de empresas mais reclamadas. E isso não é negativo, não.

Leia: Black Friday no Twitter: hora do almoço foi pico de menções

Para começar, a percepção sobre a própria Black Friday

O HugMe, acompanhou as menções sobre o evento e analisou o comportamento dos internautas pelo Twitter.

Antes do início da promoção, foram analisadas 1.660 menções no Twitter da 0h às 14:59 de quinta-feira, dia 22, e um quadro positivo da Black Friday já se apresentava: foram 1.407 menções positivas (85%) e 253 negativas (15%).

E durante as 24 horas da Black Friday, que aconteceu oficialmente na última sexta-feira, dia 23, foram computadas 6.380 citações positivas (5.077) e negativas (1.303), ou seja, os consumidores continuaram falando bem da promoção.

Junto com esse sentimento positivo em relação à Black Friday foi a menção de marcas do setor de alimentação e aplicativos de fast food.

Essa foi a Black Friday da comida, sério!

As redes de fast food foram as mais citadas durante todo o evento. O Burger King liderou e teve 94% de citações positivas. Em seguida, estão Mc Donald´s com 87% e iFood, 72%.

Tamanho volume de menções refletiu uma mudança no ranking das empresas mais reclamadas no Reclame AQUI. O iFood apareceu em quinto lugar. A empresa, que tem uma ótima reputação, figurou entre tantas outras com reputação igual ou boa.

E diante disso podemos ir um pouco mais longe na análise dessa Black Friday surpreendente.

Veja também: A Black Friday passou! Você se preparou para o fluxo pós vendas?

No top 10 das marcas mais reclamadas, a maioria tem boa reputação, o que significa que este aspecto importa, sim, na hora de fazer negócio na Black Friday também.

O consumidor buscou marcas nas quais confia para ter a segurança de um bom negócio e já de olho em um atendimento de qualidade em caso de problema.

Legal, não é mesmo? Está na cara que o consumidor está super ligado na promoção – bem informado e atento às fraudes-, que as empresas investiram em infraestrutura de atendimento e suporte técnico e que as marcas terem uma boa reputação conta muito.

Reclamações Black Friday 2018

O monitoramento Reclame AQUI da Black Friday 2018 encerrou com 5.607 reclamações, que foram colhidas desde às 11h da quarta-feira, dia 21, até as 23h59 de sexta, dia 23, data oficial da Black Friday.

Deixe uma resposta