Desde segunda-feira, dia 21/05, os caminhoneiros estão em greve realizando protestos nas rodovias federais e estaduais, por conta da alta do diesel e a favor de redução da carga tributária sobre o combustível.

Muitos dos atos ocorrem diante de refinarias, impedindo a saída de caminhões tanques. 23 estados e o DF já foram afetados.

Em apenas três dias as empresas já começaram a sentir o impacto da paralisação. Os  Correios suspenderam temporariamente as postagens das encomendas com dia e horários marcados (Sedex 10, 12 e Hoje). Em comunicado, a estatal informou ainda que a paralisação também tem gerado “forte impacto” e atrasos nas operações da empresa em todo o país.

Diante desse cenário, as empresas de logística também estão tendo problemas, o que pode gerar uma situação complicada, principalmente para o e-commerce, com a entrega das mercadorias dos consumidores.

O que diz a Associação Brasileira de Comércio (ABComm)?

Segundo a ABComm, pode haver prejuízo para as vendas de Dia dos Namorados, uma data sazonal importante para as vendas na internet, uma vez que a paralisação afeta o trânsito de diversas transportadoras e há produtos parados em diferentes localidades do País. A expectativa é que mais de oito milhões de pedidos sejam realizados para a data.

Leia também: Use o atendimento para diminuir os casos judicializados da sua empresa

O que as empresas podem fazer

Algumas alternativas são bem-vindas em situações de urgência, portanto, como primeira opção, avise os seus clientes, de forma imediata, sobre tudo o que está acontecendo em relação à greve. Essa é uma postura que previne transtornos e dúvidas.

Ainda sobre os transtornos, consequentemente, os prazos de entregas serão alterados. Dessa forma, não esqueça de organizar os pedidos, e encaminhe notificações a todos os consumidores que serão impactados.

Por fim, ao traçar um plano B para suprir as demandas de entregas, você terá grandes possibilidades de manter clientes. Claro, alguns casos têm mais urgência do que outros, então faça uma lista de critérios para analisar, e separe os pedidos que tiverem maior peso para, assim, conseguir atender os clientes.

Sua empresa está preparada para atender a demanda de atraso na entrega?

Com várias empresas de diferentes Estados do País passando pela mesma dificuldade, a chance de o número de reclamações, tanto nas redes sociais quanto no Reclame AQUI, aumentarem devido ao atraso na entrega é grande.

Mas, a pergunta é: sua empresa está preparada para o aumento de interações dos clientes? Nesses casos, é importante ter uma ferramenta que atende os consumidores em todos os canais disponibilizados pela empresa.

Pensando nisso, o HugMe, plataforma omnichannel integrada ao Reclame AQUI, quer te ajudar nesse momento delicado com o consumidor.

Para saber mais, é só acessar:

 

Deixe uma resposta