O Google Analytics é uma poderosa ferramenta para compreensão dos dados gerados por páginas na internet. É muito utilizada por empresas em diversos países e tem o excelente benefício de ser gratuita. Além de ser de graça, ainda é possível obter a certificação pela própria academia do Google.

O que o Google Analytics faz?

A ferramenta realiza coleta, análise e medição de dados dos usuários, através de códigos instalados nas páginas na Web para gerar relatórios.

Desse modo, o foco do Analytics está na análise do comportamento e resultados da sua audiência, ou seja, os vários relatórios dizem se o seu cliente é fiel ou não. Permitindo então, identificar a evolução das estratégias aplicadas no digital.

Portanto, a conclusão não pode ser outra, o uso da ferramenta – Google Analytics é mais do que necessário.

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Exemplos de dados monitorados pelo Analytics  

  • Perfil de quem acessa seu site
  • As páginas mais acessadas – tráfego de usuários
  • Conversões e cadastros
  • Horários de maior conversão
  • Dispositivos mais usados (Smartphone, tablet e desktop)
  • Cidades e Localidades dos acessos dos usuários
  • Sites que trazem mais clientes para o seu site
  • Página que gera maior índice de abandono (taxa de rejeição)
  • Palavra-chave de maior conversão em vendas

As principais métricas no uso da ferramenta

1 – Personas

O Analytics ajuda na construção das personas, entendendo quem é o seu público visitante para direcionar corretamente, dentro das metas, a conversão do público-alvo desejado.

2 – Identifica os produtos e serviços mais procurados por seu público

Os clientes que circulam por seu site, usam os botões (call to action), links das páginas e tudo o que você quiser que ele queira achar. Isso, faz com que o analytics separe os produtos e serviços mais procurados, pelo público certo.

3 – Monitora e avalia o desempenho das páginas do seu site

O monitoramento das páginas do seu site é fundamental, pois significa análise da velocidade ou qualidade dos acessos. Um aspecto bastante importante, pois mostra quanto os usuários estão desistindo de fazer uma compra ou usar o serviço. Dessa maneira, esse é o canal que mede a taxa de rejeição do site.

4 – Avalia de onde vem os visitantes

Saber de onde estão vindo os visitantes do seu site e Landing pages faz toda diferença na análise do topo do funil de vendas. Atrair os Leads qualificados deve ser o objetivo de todo negócio.

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Fazendo bom uso da ferramenta é possível realizar sérias mudanças nas e ações que sua empresa promove e essas podem alterar toda historia dos resultados do negócio.  

O Analytics proporciona visão correta do negócio para agir com estratégias eficazes e portanto, é a maior razão pelo qual devemos usá-la!

 

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