A série Suits é no mínimo interessante, por ser rica em conteúdo útil para o ambiente corporativo. Dessa maneira, ao assisti-la extraímos diversos insights, inclusive diferenciais para o relacionamento com nossos clientes.

Contextualizando melhor, Suits, é uma série americana, lançada em 2011 e está na 5ª temporada. Conta sobre o cotidiano de um escritório de advogados e os diversos impasses da vida pessoal de cada personagem.

Portanto, entre as histórias e postura dos personagens estamos seguros de que é uma excelente recomendação para você aprender, mesmo no momento de lazer!  

Mostraremos, deste modo, quatro diferenciais que o personagem principal, Harvey Specter, nos ensina. Todos  aplicáveis no relacionamento com todos os tipos de clientes.

Conheça seu cliente, melhor do que ninguém

O protagonista da série Harvey Specter é interpretado pelo ator Gabriel Match, possui personalidade focada e objetiva, e isso o torna mais seguro de si e autoconfiante.

Ao longo dos episódios, através de sua postura impecável, Harvey, mostra de diversas formas, como lidar com os clientes, pois os conhece muito bem.

Por isso, quando surgem os casos, o melhor advogado da cidade, se equipa de informações e artifícios para não perder. No entanto, para ganhar sempre, requer mais:

“Conhecer o cliente melhor do que ninguém”. Esse é o primeiro diferencial!

O conhecimento muda tudo, a forma de reagir com o cliente, de tratá-lo e o momento certo para agir. Esse é o caminho para conquistar o mais difícil, a confiança!  

Trabalhe o relacionamento com seus fornecedores

Obter sucesso nos negócios não é tarefa simples, não basta apenas conhecer o cliente é preciso conhecer também todos os envolvidos.

Um dos grandes artifícios de Harvey está em conhecer as pessoas que o ajudará a resolver o problema.

Sendo assim, em variadas situações, dentro e fora da empresa, Harvey consegue a solução, ganhando grandes casos com essa ‘carta na manga’.

Fica evidente o quanto uma mão lava a outra e como a relação entre os colegas de trabalho pode ajudar ou atrapalhar. Esse é o segundo diferencial!

O sucesso do seu cliente é seu sucesso

Muitas empresas não compreendem que o sucesso do cliente reflete diretamente em seu sucesso. A falta de ‘tato’ atrapalha o desenvolvimento e resultado nas vendas, operação, atendimento ao cliente e assim sucessivamente.

O sucesso do seu cliente significa a satisfação total do mesmo.Dessa forma, Harvey passa por circunstâncias que deixa explícito que a empresa só terá sucesso se o cliente tiver sucesso. Tenha consciência e foco nesse objetivo. Esse é o terceiro diferencial!  

Leia sobre: Afinal, por que Customer Success?

Foco na solução

Por vezes nos vemos em meio a problemas tão grandes que fica difícil focar na solução.

O que Harvey faz nesse sentido, e até outros personagens da série, é receber o problema com calma e automaticamente procurar a solução, sua postura é esta ‘não adianta choramingar, temos que resolver e ponto.’

Em algumas histórias, o sufoco toma conta, e até parece não ser possível solucionar o caso, porém os advogados não desistem até esgotar todas as possibilidades. Existem milhares de alternativas para um problema, cabe a você decidir qual é a melhor.

Aprenda a olhar para o problema já pensando em solucioná-lo e esse foco trará incontáveis benefícios na relação com seu cliente em ganho de tempo, objetividade, redução de angústias e conflitos.

Quer mais dicas? Leia:  5 coisas que podemos aprender com “O Diabo Veste Prada

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/ensinamentos-da-serie-suits/

 

Deixe uma resposta