O Reclame AQUI conversou com consumidores e empresas logo depois do fechamento oficial da Black Friday, nas primeiras horas do sábado pós-evento, dia 24, e durante dois dias colheu a percepção dos dois lados de como foi a experiência até aquele momento.

Em algumas respostas, foi possível notar uma visão completamente oposta. Por exemplo, para os consumidores foi uma data de muita cautela, em que 76,1% disseram que pesquisaram muito antes de comprar.

Mas para as empresas os consumidores não estavam tão preocupados assim. As marcas acreditam que apenas 30% dos consumidores estavam mais cautelosos. O que explica essa diferença? Será que as empresas estão alinhadas com seus clientes?

Entenda a pesquisa de empresas e consumidores

A enquete foi feita no site do Reclame AQUI e colheu respostas de 3,3 mil consumidores que compraram na Black Friday e de 670 empresas. As perguntas aparecem na home do Reclame AQUI para os consumidores e na área da empresa para as marcas.

Outro dado que conflita é sobre o horário de compra e de atendimento e venda. Para 27,5% dos consumidores, o período da tarde foi o mais usado para comprar, seguido de noite, escolhido por 25,4%.

No entanto, 26,1% das empresas disseram que as vendas aconteceram na parte da noite, e 25,8%, pela manhã. Além disso, as empresas disseram que fizeram o atendimento em horário distinto ao de compra dos consumidores.

A manhã foi usada para atendimento ao cliente por 36,8% das empresas, 36% atenderam mais à tarde e apenas 13% fizeram atendimento no período da noite.

Quando notamos essa distinção na percepção da Black Friday entre consumidores e empresas é motivo para atenção. Será que sua empresa conversou com seu cliente o suficiente antes da Black Friday?

Será que o consumidor foi seduzido por outras ofertas que  o fez pesquisar mais e postergar sua decisão de compra por algumas horas? Ou simplesmente será que o horário da compra do consumidor e do atendimento das empresas não precisem estar relacionados necessariamente?

Fato é que, pela experiência do Reclame AQUI, quanto mais próximos empresas e consumidores estiveram, melhor.

Deixe uma resposta