Esse ano, a Black Friday ocorrerá no dia 23 de novembro e está sendo considerada a maior Black Friday de todos os tempos.

O evento, que começou nos EUA, ficou bastante conhecido no Brasil como Black Fraude, por conta de maquiagem de preço e fretes com valores altos.

Entretanto, as empresas estão cada vez mais trabalhando para mudar a concepção do consumidor sobre isso e incentivá-los a comprar para aproveitar as ofertas.

Para aumentar o número de vendas, separamos algumas dicas que podem te ajudar bastante na hora de se comunicar com o consumidor e melhorar os números de faturamento. Confira!

Faça uma análise de como foi os anos anteriores

Todo ano, ao final de uma Black Friday, sempre é possível aprender algo novo. Ver onde acertou e onde poderia ser melhor para o ano seguinte. Para começar essa análise, você pode ver alguns números:

  • Número de vendas;
  • Quantos produtos em ofertas não tiveram grande procura;
  • Abandono de carrinho;
  • Número de acessos simultâneos no site;
  • Interação dos consumidores nas redes sociais;
  • Qual o horário que o site teve mais acesso;

O importante nesse tópico é ver de forma detalhada tudo o que aconteceu nos anos anteriores para prever situações futuras.

Estude o comportamento do consumidor e planeje suas estratégias de divulgação

Conhecer o seu cliente é essencial, nesse período principalmente. A partir do comportamento do consumidor, você pode analisar e ter insights sobre a intenção de compra e quais produtos oferecer.

Faça também um bom planejamento de ofertas para aquecer sua base para o grande dia, com posts, e-mails e outros canais de comunicação.

É interessante, nas semanas anteriores à Black Friday, criar expectativa de boas ofertas e começar a trabalhar com uma das características principais da data: a urgência em fechar negócio ou realizar uma compra naquele dia específico.

Também é importante desde já começar a preparar as imagens dos produtos que serão ofertados na Black Friday, tanto para não precisar correr na última hora quanto para evitar erros e anunciar valores errados. Dessa forma, as pessoas ficam sabendo que haverá descontos e conseguem planejar as compras que desejam fazer.

Tenha conteúdo interessante para atrair seu público

Crie uma página, com uma  Landing Page, para atrair as pessoas para seus conteúdos. Informe ofertas, faça matérias, coloque descontos inusitados e antecipe ofertas exclusivas.

Nesse período, os consumidores estão atrás dos melhores descontos, então se antecipe e faça uma página para encorajar o “act now”.

Faça uma boa divulgação da sua LP e patrocine posts para chamar mais atenção e aumentar o número de visitantes.

Capriche nas mídias pagas e nos e-mails marketing

Coloque o pixel de remarketing em todo o site, caso não o tenha, para uma boa campanha em mídia paga. Você também pode criar listas de remarketing por categoria e por produto, caso se aplique. A ideia aqui é, no dia, mostrar ofertas específicas para públicos segmentados e aumentar a taxa de conversão.

Para os e-mails marketing, é importante definir com antecedência todas as ofertas e montar um cronograma de disparos. Faça uma segmentação de produtos e outra de pessoas que já demonstraram algum interesse pelas mercadorias.

Lembre-se, nada de deixar para última hora, teste, programe e organize, para analisar o desempenho dos envios feitos .

Ah, não deixe de conferir se os templates de Email Marketing são responsivos.

Reative contatos de vendas

A Black Friday é um bom momento para conversar com aquele lead ou prospect que está parado. Reative o contato, faça novas ofertas, mostre as melhores vantagens de comprar o produto na Black Friday.

Essa comunicação pode ser feita por e-mail, telefone, sms, WhatsApp. O importante é toda a estratégia estar muito bem alinhada com o time de marketing e o supervisor de vendas.

Utilize um pop-up de saída em seu site

Pop-ups podem ajudar muito na hora de vender e impedir que a pessoa saia do site sem comprar nada. Coloque ofertas imperdíveis ou direcione o consumidor para uma página com os melhores produtos em ofertas.

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