O e-mail marketing é uma forma de comunicação com o consumidor muito eficiente, se usada da maneira correta.

O que é o e-mail marketing?

É uma ferramenta muito utilizada no Marketing digital, que gera mais aproximação com o público. Ele pode ser enviado para a venda de algum produto ou serviço, informações importantes sobre campanhas da empresa, mudanças ou lançamentos e conteúdos importantes.

Como posso estruturar o conteúdo nessa ferramenta?

  • Utilize frases curtas e de fácil entendimento
  • Se fizer cabeçalho na arte do e-mail, não deixe que ele ocupe grande parte da tela, fazendo com que a pessoa precise rolar a tela para visualizar o conteúdo
  • Faça títulos com frases de impacto que chamem a atenção do consumidor
  • Deixe claro o diferencial do produto ou conteúdo do e-mail
  • Inclua botões para acesso a páginas externas (site, e-commerce, blog e etc)

Aumenta a conversão de seu site: 6 Dicas do que fazer para aumentar a conversão do seu site

Como seleciono o público que vai receber o e-mail?

Primeiramente, você deve mapear seus públicos e bases já coletadas. Após isso, entenda o seu produto ou conteúdo, por exemplo, se você está vendendo chocolates e possui uma base de consumidores que compram com frequência, os que compram uma vez por mês, os que registraram reclamações no Reclame AQUI ou redes sociais, já fica bem claro que são perfis totalmente diferentes que demandam linguagens distintas.

A pessoa que compra chocolate com frequência, pode receber um e-mail falando que o lançamento do chocolate é um novo motivo para ele comparecer mais vezes na loja, já a pessoa que fez uma reclamação, deve ter uma abordagem diferente, o e-mail pode ter um discurso falando que ele é importante para a marca, que a empresa sente falta da presença dele e indicar o lançamento do chocolate com um cupom de desconto ou um convite para experimentar esse novo produto.

Os exemplos acima mostram formas distintas para a empresa se aproximar do cliente, e são duas de milhares de possibilidades de abordagens exclusivas para cada perfil.

Aproveite cada tipo de base que você pode trabalhar e não se esqueça de que até consumidores que fizeram reclamações são oportunidades de vendas e estreitamento de relação.

Analise seus dados de acesso no Reclame AQUI: RA Brand Page: Analise seus dados de acesso no Reclame AQUI

Como consigo medir se a ação via e-mail funciona?

Para verificar se a ação está funcionando, verifique a quantidade de aberturas de e-mail, cliques, cliques únicos e conversão em vendas.

Caso o e-mail tenha poucas aberturas, tente fazer um repique com um novo assunto e sempre verifique os horários de maior abertura, aposte nesses horários e caso esfrie, teste novos.

Verifique retornos em diversos canais da empresa, incluindo redes sociais. Os feedbacks dos clientes sempre devem ser levados em consideração.

Veja a importância do Marketing de conteúdo: Qual a importância do Marketing de conteúdo para a sua empresa?

Dicas para o seu e-mail marketing não cair no spam

  • Evite utilizar sequência de exclamação ou interrogação;
  • Evite frases como “Compre já” ou “%off”;
  • Formule o e-mail com 40% de imagens e 60% de texto;
  • Evite colocar o assunto do e-mail com todas as letras em CAIXA ALTA.

Deixe uma resposta