A expansão do mundo digital está cada vez mais forte, desse modo, estratégias como a criação de Persona, ocuparam importante lugar na análise e planejamento das estratégias de Marketing da sua empresa.

O conceito de Persona foi uma evolução de público-alvo e está sendo cada vez mais aplicado, por proporcionar a você desenvolvimento de conteúdos mais assertivos, comunicação personalizada e  reflexo positivo nas vendas.

O que é uma persona?

O conceito de persona em si, parece ser bem recente, mas não é tanto, Alan Cooper o criou em 1995, para uma estratégia na área de Tecnologia.  

Uma persona ou avatar é a representação do comprador ideal do seu produto ou serviço, construída através do estudo do comportamento do cliente.

Nesse estudo, a empresa deve obter informações mais detalhadas da sua audiência, como: onde o cliente quer chegar, quais são seus desejos, sonhos (anseios e aspirações), objetivos, frustrações, momento de vida, etc.

Parece muita coisa? Sim, geralmente é muita coisa, entretanto fundamental

Mas, a boa notícia é que o Marketing Digital detém de muitos caminhos para te ajudar a colher as informações e entender quem é o seu público, até chegar na Persona.

A diferença entre Público-Alvo e Persona:

Público-Alvo trabalha com informações sociais, demográficas e comportamentais, ou seja, algo mais genérico.

Já a Persona foi criada à partir do conceito de público-alvo para ter uma riqueza muito maior em detalhes sobre o cliente, permitindo assim conversar com ele para que as vendas sejam mais efetivas.

A Persona faz com que uma empresa ofereça um tratamento mais humanizado e acolhedor ao cliente, pois ela gera um entendimento sobre o problema específico e só assim, dar a solução.

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Como obter as informações detalhadas dos clientes?

Os caminhos do digital permitem um acesso mais simples às informações. Por exemplo, as redes sociais são verdadeiros canhões de informações pessoais, opiniões e preferências de cada indivíduo que ali interage.

É por isso que o Facebook e as outras mídias sociais oferecem tantas possibilidades de segmentação. Mas existem outros caminhos mais utilizados pelas empresas, para conseguir o que você precisa:

1 – Pesquisa direta: feita com clientes ou leads, online ou até mesmo pesquisa de mercado. As perguntas devem ser bem elaboradas pelo feeling que você tem sobre o seu cliente.

Seguem algumas sugestões, ao questionar sobre trabalho de um cliente (cargo, função, rotina):

  • Empresa (segmento, tamanho, etc.)
  • Objetivos (o que pretende alcançar)
  • Desafios (problemas enfrentados)
  • Informação e conteúdo (como busca informações)

2  – Pesquisa indireta: você faz a pesquisa indireta ao observar o comportamento do cliente, usando por exemplo, as redes sociais e ferramentas como Google Analytics para coletar os dados.

Portanto, o primeiro passo será colher as informações, depois mapeá-las e assim partir para a construção.

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A construção

Construir uma persona parte do princípio de que não se pode generalizar nunca. Ao generalizar o perfil do comprador, você estará dando tiros no escuro, como um jogo de loteria.

Após obter as informações é muito importante entender a dor do seu cliente para saber o que ele quer, em que momento precisa ou deseja e assim por diante.

Use a pergunta chave: O que dói? Qual é o problema do cliente?

E assim começar a construir sua Persona, vamos ver um exemplo prático:

João tem 35 anos, trabalha numa empresa de desenvolvimento de Software como programador, adora bandas de rock, especialmente a banda Iron Maiden, adora jogos de futebol e costuma jogar as quintas-feiras com os amigos.

Gosta muito de viajar para fora do Brasil e tem medo de não conseguir viajar para todos os lugares que deseja. Pretende ser especialista na área que atua, mas a empresa que trabalha ainda está em crescimento.

Como você pôde ver, a construção de uma Persona é um trabalho bem detalhista, por isso, sua empresa deve procurar fazer boas pesquisas, com perguntas específicas para obter as informações realmente interessantes para o produto ou serviço que você vende.

Aproveite os recursos dos ambientes digitais e construa personas que sejam realmente úteis e que gerem maior lucro em vendas ou leads para seu negócio.

Trabalhar as estratégias digitais a partir das personas representará muito para sua empresa, não perca a oportunidade de multiplicar suas ações!

 

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