Sendo uma rede social bem consolidada ultimamente, o Instagram passou a ser uma plataforma que vai além das fotos publicadas e dos stories diários. Muito pelo contrário.

Hoje em dia, o Instagram transformou-se em uma rede social muito utilizada pelos consumidores brasileiros, principalmente na hora de registrar opiniões sobre produtos e serviços e, até mesmo, no momento de uma compra.

Números do Instagram

Antes de entender a relevância da rede social no atendimento ao cliente, é importante, portanto, levar em conta os números do Instagram atualmente. Com isso, contando todos os usuários, a rede social possui cerca de 800 milhões de contas ativas por mês e, desse número, 500 milhões ficam ativos por dia.

Desse modo, não há como negar a magnitude dos números do Instagram. Mas não acaba por aí, pois se levarmos em conta o número de contas ativas no Brasil, a quantidade não deixa de ser grandiosa, até porque, em nosso país, a rede social possui cerca de 60 milhões de usuários ativos por mês.

Veja os números do Instagram pelo mundo:

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Países líderes baseando-se no número de usuários do Instagram no mês de Abril 2018 (em milhões) / Fonte: Statista

Números Instagram

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Atendimento pelo Instagram

Como já mencionamos, muitas contas e, consequentemente, consumidores ficam ativos no Instagram por mês, fazendo com que eles tentem buscar a todo momento uma interação com as empresas favoritas (ou não) para tentar algum contato mais próximo e rápido.

Sendo assim, estar preparado para, justamente, interagir com esses consumidores é muito importante para fidelizá-los. Portanto, se um cliente faz uma publicação criticando algum produto no Instagram, pensar em uma interação rápida, fará com que esse consumidor sinta-se notado e, sem dúvidas, fará com que ele também divulgue em toda a sua rede essa relação com a empresa.

Porém, uma marca que não esteja preparada para as demandas no Instagram, além de não conseguir gerar uma identificação e engajamento com o cliente, poderá perdê-lo, fazendo com que a saúde da marca seja abalada consideravelmente.

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Ferramentas de monitoramento dão agilidade!

Obviamente que a agilidade conta bastante no monitoramento e atendimento das redes sociais, pois, quanto mais rápida é a resposta de uma empresa, mais surpreendente será a reação por parte dos clientes.

Dessa forma, sabendo da rapidez com que o Instagram é utilizado pelas pessoas, ter uma ferramenta de monitoramento deixará a vida dos analistas muito mais simples e fácil, pois é possível automatizar interações que não pedem tantos detalhes; trabalhar nas interações mais importantes com agilidade; classificar sentimentos; e, se precisar, transformar tudo em ticket.

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Fonte: G1

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