Quem trabalha no mundo virtual sabe a necessidade de atrair tráfego para seu site. No entanto, de nada vale muito esforço na atração, se a conversão não estiver em progresso. 

Estamos nos referindo ao aumento da métrica ‘taxa de conversão’. Pois, essa mostra o percentual relacionado a quantidade de pessoas que compram ou se tornam um Lead, dentre todos os visitantes do seu site. Por isso,  muito importante para análise.   

Portanto, veja o que fazer para aumentá-la e através dela alcançar bons resultados, especialmente nas vendas de final de ano.

Caso você queira saber a definição e cálculo da taxa de conversão clique aqui. .

Quais as formas de conversão do seu site?

É importante identificar todas as formas de conversão que seu site gera para entender o que precisa ser medido. Dessa maneira, esses serão os indicadores fundamentais em todo seu planejamento estratégico.

Veja alguns exemplos: na estratégia de funil cada vez que um Lead avança uma etapa é uma conversão; nas lojas virtuais são as vendas de produtos, e em serviços, os cadastros preenchidos, solicitações de testes ou orçamentos.

Partindo daí, queremos te ajudar a analisar o que pode estar impactando no aumento da sua taxa de conversão e ao mesmo tempo dar dicas sobre o que fazer.

Leia: Sobre o que é e como calcular o ROI da sua empresa!

Conheça bem o seu consumidor

O conhecimento sobre quem é seu consumidor é essencial nas ações para aumentar sua taxa de conversão. Através desse conhecimento será possível atraí-lo e conduzi-lo corretamente por seu pelo site.

No e-commerce brasileiro a taxa de conversão é mais ou menos de 0,5% a 1%, e isso significa que de cada 200 visitantes do seu site, ao menos 2 deveriam efetivar um processo de compra ou se tornar um Lead.

Suas ações começarão a dar certo quando você estiver falando com o público certo. Por isso, recomendamos a sua empresa fazer o estudo de Persona.

Leia sobre a construção de Persona

Aposte em navegabilidade

Os problemas de navegabilidade atrapalham e muito as conversões. Vejamos um exemplo real de uma loja física:

Quando entramos numa loja desorganizada, sem placas com: preços, nomes, marcas e descrição dos produtos, nossa sensação é negativa e a tendência é de sair da loja e não comprar.

Assim acontece nas lojas onlines, é preciso ter uma navegabilidade intuitiva, que seja fácil encontrar os produtos ou serviços, com fotos boas, descrições úteis, além do fator responsividade que é muito importante para as compras pelo celular.

Saiba usar avaliações

Sites como Amazon e alguns outros utilizam as avaliações para expor aos usuários as experiências de compras dos outros. Esse review é muito importante para referenciar e dar mais segurança aos próximos clientes.

O perfil de consumo do brasileiro é aquele que precisa de indicações para se sentir mais tranquilo ao comprar um produto, dessa maneira, os feedbacks e opiniões de outras pessoas que compraram antes, influenciarão.

Portanto, essa é uma ação eficaz e transparente. Basta colher depoimentos e reviews de clientes d saber expor em seu site.

Exponha sua Credibilidade

Sobre passar credibilidade ao seu público, estamos falando de passar segurança ao consumidor em todas as etapas da jornada de compra.

Trabalhe de forma que seu cliente localize sua empresa sem esforços e que ao encontrar tenha informações corretas. Segue uma lista de ações que compõem a exposição da sua credibilidade:

  • Ter uma conta no Reclame AQUI, por uma razão muito forte: as pessoas pesquisam sobre a reputação da sua empresa antes de finalizar uma compra. Muitas empresas possuem uma a Company page bem informativa que ajuda muito nessa questão;
  • Crie páginas institucionais com explicações sobre as histórias da sua empresa, trocas e devoluções, etc.
  • Crie uma fanpage atraentes ao seu tipo de público e a mantenha atualizada;
  • Deixe seu CNPJ, telefones fixos de contato e e-mail bem visíveis.

Entenda o que levou ao abandono do carrinho

Segundo o estudo E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é muito alta, gira em torno de 82%. Essa porcentagem assusta, mas encare como uma oportunidade de aumentar sua conversão.

Alguns motivos recorrentes nesse problema, são: preço, fretes altos, indecisão, forma de pagamento, navegabilidade e suporte.

Identifique a taxa de abandono nos carrinhos de compras e entenda todos os possíveis motivos que levaram acontecer os abandonos.

Dessa forma, ao analisar esses motivos, corrija esses problemas e no final poderá ser muito mais simples aumentar sua taxa de conversão, por meio dessa ação.

Use o email marketing

O e-mail marketing continua exercendo forte influência sobre nós consumidores, e isso é boa notícia para as empresas. Suas ações podem ajudar no entendimento para a recuperação dos carrinhos abandonados e clientes inativos.

Quando utilizamos o e-mail marketing estamos falando com os leads reais, portanto aumenta muito a possibilidade de engajamento e conversão, por isso a ferramenta é muito efetiva.

Além de tudo isso o e-mail, para muitas empresas, é a ferramenta de maior ROI do mercado.

Leia também: Google Analytics – Uma ferramenta de medição super importante!

 

Fontes: E-commerce Brasil

 

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