Além de interagir com sua audiência é preciso controlar o que seu cliente está falando nas diversas mídias sociais, desvendando assim, o que fazer para atrair o seu público-alvo. Porém, não é possível saber, sem monitorar não é mesmo?!  Recomendamos então, 10 ferramentas de monitoramento das redes sociais.  

Leia: 8 fatos que revelam a crescente presença do consumidor nas redes sociais

O que é o monitorar as redes sociais?

Antes de falar das ferramentas, queremos esclarecer sobre o que de fato é o monitoramento das redes sociais.

Monitorar as redes sociais, nada mais é do que ter um sistema que mostra as informações do que está acontecendo dentro do canal de comunicação. Dessa maneira, saber o que os consumidores estão falando sobre sua marca, ficar atento aos concorrentes ou produto e tudo o que você considerar relevante para a sua empresa.

Enfim, as ferramentas de monitoramento de redes sociais são usadas para capturar e coletar informações do que as pessoas publicam a respeito do seu negócio.

Analisando os dados você poderá ter insights, desde engajar um cliente até mudar a sua estratégia de posicionamento da marca. Vamos descobrir quais são?

Leia mais sobre: Monitoramento das mídias sociais?

1 – HugMe

O HugMe é uma plataforma que integra os canais de comunicação de uma empresa em um único lugar, possibilitando fazer o atendimento das suas redes sociais. Por essa razão, e muitas outras, tem sido muito procurada no mercado.

A ferramenta monitora mensagens que entram através das mídias sociais, dando oportunidade para sua empresa escolher quando uma interação precisa ser transformada em um ticket. Isso separa o que é atendimento do que é somente uma interação.

Dessa maneira, ainda para facilitar o atendimento, pelo HugMe, é possível criar tags, fazendo todo o mapeamento dos problemas dos consumidores e criando automatizações que agilizam na resposta. Além de disso, permite exportar os dados para geração de relatórios e gráficos e assim realizar o acompanhamento do desempenho da equipe e a saúde da marca nas redes sociais.

É um ótimo software para ajudar nas ações estratégicas da empresa.

Veja que com uma centena de funcionalidades, a ferramenta é bem completa!

2 – Hootsuite

A Hootsuite é conhecida pelas suas funções de gerenciamento de mídia social. Atende as seguintes redes sociais: Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+.

Portanto, com útil mecanismo de gerenciamento de equipe, nessa ferramenta, a equipe recebe as tarefas e pode se comunicar internamente por mensagem privada. Ou seja, proporciona uma gestão eficaz quando existe mais de uma pessoa atendendo.

3 – Klout

A Klout tem como característica principal medir a influência através do engajamento no Twitter. Por isso, se o seu negócio tem boa audiência nesta rede, essa é uma boa recomendação.

Desse modo, é importante ficar antenado no que seu público-alvo está falando, mencionando e como estão reagindo com sua marca para, e assim trabalhar positivamente essas influências e aumentar a sua taxa de engajamento.

4 – Buzzsumo

A Buzzsumo é uma ferramenta forte em palavras-chaves e excelente para pesquisa de conteúdo. Ela ajuda a determinar qual tópico está sendo compartilhado, comentado e recebendo likes nas mídias sociais.

Mostrará também o desempenho do conteúdo, estabelecendo status rápidos sobre o Facebook Engagement e compartilhamentos: Linkedin, Twitter, Pinterest, links e compartilhamentos totais.

Sendo assim, o Buzzsumo dirá qual o dia é melhor para publicar, qual o intervalo de tempo, quais os tipos de conteúdo funcionam melhor e apresenta estatísticas mensais ao longo do tempo

5 – HowSociable

O HowSociable é uma ferramenta que faz uma comparação da sua presença na mídia social em relação aos concorrentes do mercado.

O modelo dessa plataforma trabalha com métricas das diferentes mídias sociais, identifica quais funcionam melhor e quais precisam de melhor tratativa.

Desse modo, existe um plano gratuito para teste em 12 plataformas, por exemplo: Tumblr e o WordPress. Mas, para testes com Facebook, Pinterest, Twitter, e outros, existe cobrança.

6 – Snip.ly

Snip.ly trabalha o tráfego do seu site. Permite o gerenciamento de tráfego para um conteúdo específico do site ao adicionar as diretrizes no que você compartilha.

Funciona da seguinte forma: você cria um banner com uma diretriz (ex: fique por dentro da matéria) e o botão (ex. link para o novo artigo), para qualquer site (ex: Forbes, G1.com, Veja, etc.).

Após configurar o banner, a ferramenta gera um link específico para compartilhar nas suas mídias sociais. Por isso, utilizando conteúdos de toda a web, você traz mais tráfego de usuários para um site, mais downloads para um aplicativo ou mais pessoas para responder pesquisas.   

7 – Twitter Counter

O Twitter Counter fornece estatísticas de uso do Twitter e rastreia mais de 14 milhões de usuários. É a melhor ferramenta para rastrear as suas estatísticas no Twitter.

Dessa forma, oferece uma variedade de widgets e botões para adicionar aos seus blogs, sites ou perfis de redes sociais para mostrar aos visitantes o seu feed do Twitter e o número de seguidores.

8 –  Alertas do Google

Os Alertas do Google são atualizações por e-mail dos últimos resultados relevantes do Google (blogs, notícias etc.) com base nas suas pesquisas.

Basta digitar o tópico que deseja monitorar e clique em visualizar para ver o tipo de resultado que você receberá.

As outras funcionalidades da ferramenta são: monitorar uma notícia em desenvolvimento e manter-se atualizado sobre um concorrente ou sector.

9 –  Who.unfollowed.me

Who.unfollowed.me é um serviço que ajuda a rastrear os seus seguidores, em tempo real.

Portanto, a ferramenta permite verificar seus seguidores de acordo com a sua programação, a cada 15 minutos, sem esperar por um e-mail ou por uma mensagem direta.

10 – Iconosquare

A ferramenta Iconosquare faz análise e gerenciamento do Instagram. Te ajuda a entender como sua frequência de publicação está relacionada ao ganho ou perda diário, de seguidores. É uma das mais populares plataformas de análise da rede.

O Iconosquare oferece feeds personalizados, que você pode usar para monitorar conteúdo específico do Instagram. Para cada feed, você pode adicionar até 50 usuários e 20 hashtags. Além disso, pode também pesquisar arquivo de mídia e selecionar uma imagem bonita em alta resolução em segundos.

 

Encerramos essa matéria por aqui e gostaríamos de saber o que você achou dessas ferramentas e se já usa alguma delas. Suas funcionalidades podem te ajudar!

Se quiser saber mais sobre atendimento nas redes sociais, fale com a gente e conheça o HugMe. É preencher esse formulário que um consultor te explicará certinho 🙂

 

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